Destaques Saúde

Por quê a cor dos olhos do bebê pode mudar?

Toda mãe fica se perguntando quando o bebê vai sentar e andar, mas quem nunca se perguntou qual vai ser a cor dos olhos do filho? Pensando nisso, a revista norte-americana “Parents” fez uma matéria que explica a relação entre a genética e a cor dos olhos do bebê.

Antes de tudo, é preciso explicar que os bebês geralmente nascem com os olhos mais claros por causa da melanina, que é o pigmento que também dá cor a pele e ao cabelo. A quantidade de melanina na íris vai definir qual será a cor dele, mas a exposição à luz natural estimula a produção de melanina, e por isso, os olhos do bebê podem ficar escuros depois de um tempo. Em relação à genética, é ela que determina a quantidade de melanina que a pessoa acumula no corpo. E não só os genes dos pais que determinam a cor dos olhos do bebê, os avôs também têm influência nisso!

Curiosidade: você sabia que não existe pigmento azul ou verde nos olhos? O único pigmento que existe é o castanho, e a quantidade determina a cor dos olhos. E a cor dos olhos do bebê pode mudar entre os 6 e os 9 meses, mas geralmente aos 12 meses a criança já tem a cor “definitiva”.

Mas mamãe, fique atenta:  os olhos podem mudar de cor sem afetar a visão do bebê, mas se você notar que apenas um olho mudou de cor, ou que existe algum embaçamento na visão, procure um pediatra.

Fonte: Pais e Filhos