Saúde

Pomada para fimose: tudo o que você precisa saber

No artigo de hoje, vamos falar sobre a pomada para fimose, uma alternativa de tratamento que, tendo sucesso, evita a cirurgia de postectomia. Você vai saber o que é de fato a pomada para fimose, conhecer os benefícios e tempo do tratamento com a pomada, como fazer a aplicação e muito mais.

Aqui no blog do É coisa de Menino, o assunto fimose está sempre em pauta, justamente por ainda existirem alguns tabus e poucas pessoas sabem de fato o que é e como tratar a fimose. A fimose é uma camada de pele (prepúcio) que impede ou impossibilita a passagem da glande (cabeça) do pênis, causando dificuldade para a higienização e aumentando riscos de infecção urinária, além de outros prejuízos para a criança. Para saber mais sobre a fimose, leia esse artigo que esclarece as principais dúvidas sobre o assunto.

 

Pomada para fimose

 

O que causa a fimose? É possível prevenir?

A formação de pele que recobre a glande acontece ainda na gestação, ou seja, é impossível prevenir, já que existe uma variação de cada caso, de acordo com a genética de cada pessoa. Mas se não é possível prevenir, é possível trata-la e um dos tratamentos é feito através da pomada para fimose.

Segundo informações do Ministério da Saúde, das crianças com seis meses de idade já conseguem retrair o prepúcio e expor a glande, número que sobe para 50% aos três anos e chega a 99% quando o menino atinge os dezessete anos. Mas se não é possível prevenir, é possível trata-la e um dos tratamentos é feito através da pomada para fimose.

 

Afinal, o que é a pomada para fimose e qual a sua composição?

A pomada para fimose é um tratamento alternativo com o objetivo de evitar a cirurgia de postectomia, a famosa circuncisão. É uma pomada à base de corticoide e que deixa a pele mais flexível e, assim, facilitar no deslocamento do prepúcio e exibição da glande do pênis da criança. Além de deixar a pele mais flexível, o corticoide presente em sua composição tem efeito anti-inflamatório, ajudam a aliviar a dor e aceleram o tratamento.

 

A pomada para fimose é vendida apenas com prescrição médica

A pomada para fimose é encontrada nas farmácias e drogarias, mas é vendida somente com prescrição médica. Seu uso deve ser orientado pelo pediatra da criança, que irá indicar a forma correta de aplicações, quantidade de aplicações ao dia e tempo de tratamento. Para que o uso seja feito de forma apropriada e o tratamento obtenha os resultados pretendidos, procure o pediatra.

 

Existe alguma contraindicação ou efeito colateral para o uso da pomada para fimose?

A pomada não deve ser aplicada em crianças menores de doze meses, ou seja, crianças com menos de um ano e em crianças que tenham hipersensibilidade aos componentes da fórmula. As crianças normalmente possuem boa tolerância ao uso da pomada, mas seu uso pode aumentar a circulação sanguínea no local e causar irritação, ardência e inchaço. Caso isso aconteça, suspenda o uso imediatamente e procure o pediatra da criança.

A pomada para fimose não deve ser associada com outros produtos, pois isso pode prejudicar a ação do medicamento e comprometer os resultados desejados.

 

Pomada para fimose x cirurgia. Quais os benefícios da pomada?

Como falamos anteriormente, o uso da pomada é recomendado para evitar a cirurgia da fimose na criança. A pomada proporciona um tratamento menos invasivo e pode ser iniciado a partir de um ano de vida da criança, obtendo resultados satisfatórios em poucas semanas. Já a cirurgia de circuncisão (postectomia) só é recomendada a partir do 5º ano de vida da criança e, apesar da recuperação ser rápida, exige alguns cuidados. Por mais simples que seja a cirurgia, assim como qualquer procedimento cirúrgico ela apresenta riscos e demanda cuidados em seu pós-operatório.

Converse com o pediatra e esclareça as suas dúvidas sobre qual tratamento é mais indicado para a criança.

 

A pomada para fimose funciona? Como ela age?

O tratamento com a pomada para fimose geralmente obtém os resultados esperados. Como seu uso é recomendado pelo pediatra, a ação dos componentes da pomada aliada aos exercícios passados pelo médico ajuda a tornar a pele mais maleável, possibilitando a passagem da glande pelo prepúcio. A ação anti-inflamatória e analgésica do corticoide facilita a adesão e o sucesso do tratamento.

 

Como se usa a pomada para fimose?

  • A criança deve urinar antes de aplicar a pomada. Após a urina, lave e seque bem a região genital.
  • A aplicação da pomada deve ser feita na região do prepúcio duas (2) vezes ao dia, a cada 12 horas.
  • Aplique também a pomada na extensão do pênis, após puxar levemente a pele, sem causar dor.
  • Faça uma massagem leve e reposicione a pele (prepúcio) sobre a glande (cabeça) do pênis.

Tome cuidado com a quantidade de pomada que é aplicada, já que uma dosagem muito alta pode causar irritações na pele, vermelhidão e inchaço.

Após a aplicação, lave bem as mãos para remover qualquer vestígio da pomada e evitar o contato dela com os olhos.

 

Quanto tempo dura o tratamento com a pomada para fimose?

O tratamento com a pomada para fimose costuma durar de 3 a 12 semanas, mas isso varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Quando o médico pediatra faz a recomendação do uso da pomada, ele a faz baseado no exame clínico e passa uma estimativa para o tratamento. Após esse prazo de uso ininterrupto, a criança deve retornar em consulta para que o pediatra faça uma nova análise e oriente sobre os próximos passos do tratamento: se ele vai recomendar a aplicação novamente, suspender o uso ou tentar uma nova abordagem, como a cirurgia.

 

Gostou desse conteúdo sobre fimose ou tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seu comentário aqui embaixo. Aproveite e curta a nossa página no Facebook e siga É coisa de Menino no Instagram.

VV-00922