Saúde

Início do inverno: cuidados redobrados com as crianças

O dia 20 de junho marcou o inicio do invernoA estação mais fria do ano requer cuidados redobrados com as crianças. Confira no blog como se preparar para os dias frios e quais pontos de atenção precisam ser reforçados para passar por esta época da melhor forma possível.

O inverno começou – hora de tirar os cobertores do armário

O inverno começou oficialmente e as noites já estão ficando mais geladas. Por isso, é importante tirar os cobertores e edredons do armário para “respirar”. Estenda as cobertas no varal para tirar aquele cheiro de guardado e eventuais poeiras. Isso vai garantir as noites quentinhas dos pequenos e diminuir as chances de resfriados e crises alérgicas.

 

Aposte em mantas de microfibra antialérgicas para os dias mais amenos e para as tardes no sofá assistindo televisão.

 

A nova estação e as já conhecidas doenças de inverno

No início do inverno já vemos que as doenças respiratórias e inflamações, como rinite, bronquite, otite e amigdalite, ficam mais frequentes, especialmente essas duas últimas.

 

Otites e amigdalites podem acontecer em qualquer época do ano, mas nos meses de temperaturas mais baixas essas inflamações acontecem com mais facilidade. Atenção redobrada para que as crianças estejam bem agasalhadas e cuidado especial para que não caia água no ouvido delas durante o banho diminuem as chances de otites e amigdalites aparecerem.

 

Ao perceber algum sintoma, como a criança se queixando de dor ao engolir, febre, dores de cabeça, ouvido e garganta, é importante procurar o médico pediatra para avaliar o tratamento.

 

Bônus: o que fazer com as crianças no início do inverno?

Estamos vivendo um ano atípico e o inverno não será diferente. Por conta do isolamento social, muitos planos de viagens e passeios se frustraram e tiveram que ser adiados. Mas isso não quer dizer que o inverno precisa ser chato e entediante.

 

Aposte na criatividade. O filme na televisão pode se transformar em uma sessão de cinema com algumas coisas simples, como um balde de pipocas e a armação de um par de óculos 3D feito com cartolina ou qualquer outro material. O importante é soltar a imaginação e tornar os dias em casa mais divertidos. Outra opção de entretenimento para os pequenos é fazer um acampadentro na sala de casa, com direito a histórias, marshmallows, cabana de cadeiras e histórias divertidas.

 

Gostou das nossas dicas sobre o inverno com as crianças? Veja mais conteúdos aqui no blog É coisa de Menino, seu fiel parceiro na criação dos filhos.