Nutrição

De olho na quantidade de açúcar!

Muitas pesquisas já comprovam que o açúcar em excesso, principalmente na infância, é perigoso e pode levar à obesidade, acompanhada de muitos outros problemas, como colesterol, doenças cardíacas e até alterações ortopédicas. Por esse motivo, a American Heart Association (EUA) decidiu reduzir a recomendação de ingestão diária de açúcar durante a infância.

A recomendação de antes era 50 gramas (ou 12 colheres de chá) por dia, e agora o máximo é a metade disso, 25 gramas. E isso vale dos 2 aos 18 anos de idade. O motivo? De acordo com a instituição, existe há associação entre o consumo de açúcar nos alimentos e o risco de desenvolver doenças cardiovasculares ainda na infância. E ainda completa dizendo que o açúcar não deve ser introduzido na alimentação das crianças menores de dois anos de idade.

Apesar da recomendação vir de uma instituição americana, por lá, o consumo de açúcar na infância é muito além do recomendado, em média acima de 60 gramas por dia. Os sucos industrializados e as bebidas adoçadas contribuem para isso, afinal, só uma caixinha de suco de 200ml tem cerca de 20 gramas de açúcar, e uma lata de refrigerante, 35 gramas.

Entretanto, quando se fala de diminuição, não quer dizer retirada total, mas é preciso estar atento à frequência e quantidade do consumo. No Brasil ainda não existe uma recomendação formal, mas médicos discutem uma conduta de orientação sobre as quantidades adequadas do consumo de açúcar na infância.

Fonte: Revista Crescer – Globo