Educação

O que fazer em casa com as crianças nas férias escolares!

As férias escolares chegaram e as mães piram só de pensar em como entreter a criançada em casa. Bom, na verdade não importa se você é mãe, pai ou responsável e vai ficar com as crianças nessa época do ano. Em qualquer um dos casos, este post é para você!

As crianças ficam super entediadas durante as férias, pois estão acostumadas a fazer várias atividades durante o dia. Neste período, normalmente, elas passam mais tempo em casa. Cá entre nós, ficamos exaustas, pois além de termos que cuidar dos filhos, temos que dar conta de todas as outras tarefas, incluindo trabalho dentro e/ou fora de casa. Mas tenho uma boa notícia: você não precisa ficar sobrecarregada, aproveite esse tempo para desacelerar o ritmo e criar memórias de férias inesquecíveis com seus filhos!

O que costumo fazer é envolver ao máximo as crianças nas tarefas da casa que elas já têm capacidade de fazer, como por exemplo: colocar a mesa das refeições, estender as roupas no varal, dar comida para os animais de estimação e tirar o pó do quarto. Assim, elas aprendem que quando trabalhamos em equipe, as tarefas ficam mais leves e temos até mais disposição para brincarmos mais!

Outra coisa que faço sempre na minha casa é sentarmos juntos e planejarmos brincadeiras divertidas. Assim, as crianças se sentem importantes por poderem escolher o que farão de divertido nas férias escolares!

Não sabe direito por onde começar? Eu listei algumas ideias a seguir, que já estão na lista de brincadeiras que farei com os guris nas nossas férias!

MASSINHA DE MODELAR:

Ingredientes:
* 1 xícara de farinha de trigo
* 1/2 xícara de sal
* 2 colheres de chá de cremor tártaro (opcional) para dar maior elasticidade. Esse cremor tártaro pode ser achado em supermercado (em vidrinho), em loja de festas infantis ou casas de doces.
* 1 colher de chá de óleo de cozinha
* 1 xícara de água fria
* Corantes alimentícios de cores variadas
Modo de fazer:
Numa panela, misture todos os ingredientes. Cozinhe em fogo médio, mexendo sempre, até que a mistura desgrude do fundo e das laterais da panela, como quando fazemos brigadeiro. Retire do fogo e deixe esfriar por alguns minutos. Amasse bem, a massa deve ter uma textura suave, desgrudando das mãos. Agora divida em porções e tinja com os corantes desejados. Guarde em potes bem fechados.

IMPORTANTE: Evite que as crianças comam a massinha de modelar.

ACAMPAMENTO NA SALA:

Uma das coisas que mais gosto sendo mãe é a possibilidade de voltar a ser criança e relembrar as brincadeiras da minha infância. Eu tenho lembranças incríveis das cabaninhas que fazíamos com meu pai na sala, juntando cadeiras e colocando lençóis em cima. Que tal transformar a sala num acampamento e acamparem juntos? Uma dica é usar luzinhas de natal, que dão ainda mais o clima para as crianças se divertirem e usarem a imaginação!

CAIXA DE TEATRO:

Essa é mais uma brincadeira do meu tempo, naquela época não tínhamos tanta tecnologia e aproveitávamos os momentos de tédio para criar! Quem aí lembra de brincar de teatro na caixa? EU AMAVA!

É super simples. Vocês vão precisar de uma caixa de papelão, palitinhos de churrasco, papel, canetinhas, lápis de cor, cola e fita crepe!

Depois, é só escolher um tema de história ou até mesmo um desenho animado que as crianças gostem. Os desenhos você pode imprimir ou desenhar e depois colorir com as crianças!

Agora é a hora de colar os personagens nos palitinhos, para podermos contar a nossa história na caixa! Nós vamos manusear os personagens por cima da caixa, então, com um estilete, o adulto faz 4 aberturas fininhas, para colocar os personagens!

Depois, com a caixa de teatro pronta, podemos fazer várias histórias e personagens sempre que quisermos brincar novamente! Legal, né?!

O importante mesmo é a família se organizar para que as férias tranquilas para todos, até porque para as crianças também é bom descansar da rotina escolar! Aproveitem os finais de semana para passear em parques, museus, cinema e teatro sempre que tiverem a oportunidade!

Espero que vocês tenham gostado das ideias, que se divirtam muito com seus filhos durante as férias escolares, explorando a imaginação e a criatividade!

Beijos,
Angi