Educação

Equilíbrio entre brincar e estudar durante as aulas suspensas

A suspensão das aulas por conta do coronavírus (covid-19) trouxe confusão à rotina de todos, principalmente das crianças. Com a volta às aulas ainda sem previsão, é importante estar atento às atividades que a escola está passando. Mas como encontrar o equilíbrio entre brincar e estudar durante esse período em casa? Veja a seguir.

 

Parece férias, mas não é! – É necessário encontrar o equilíbrio 

Todos nós sabemos que as crianças adoram brincar e que este é um momento de felicidade para os pequenos. Mas não podemos esquecer que as atividades escolares, os estudos e o desenvolvimento pessoal também são muito importantes e não podem ser deixados de lado.

 

Isso cria o senso de responsabilidade nas crianças e faz com que elas entendam a importância de cada uma das atividades.

 

 

Aprender brincando e brincar aprendendo

Aposte nas atividades lúdicas e que sejam correspondentes à faixa etária da criança. A maioria das escolas está passando esse tipo de atividade que, além de entreter, estimula a criatividade e ensina.

 

Use a tecnologia ao seu favor nessa hora para criar novos jogos ou imprimir atividades para colorir, por exemplo. Fazendo assim, você encontra o equilíbrio entre brincar e aprender durante esse período de aulas suspensas.

 

 

A incerteza sobre o ano letivo e a importância das atividades em casa

O ano de 2020 ficará marcado na história e muitos pais já estão preocupados com o ano letivo; se será perdido, como será a reposição das aulas, etc. Essas perguntas serão respondidas aos poucos pela escola, por isso, é importante que todas as atividades que estão sendo enviadas sejam realizadas.

 

Algumas escolas estão usando o ambiente virtual, outras estão entregando as atividades na escola, junto com o material de apoio. Esteja atento à forma como a escola dos pequenos tem atuado e participe com eles das eventuais atividades.

 

Esse momento está servindo para que nós aprendamos muito e está nos ensinando a ter empatia com os profissionais de educação. Arrisco até dizer que futuros pedagogos estão se descobrindo neste momento.

 

Expectativa sobre o retorno à escola

A mudança na rotina e a saudade dos amigos pode fazer a expectativa sobre a volta à escola ser cada vez mais alta.  Nesse momento, o ideal é tentar controlar a ansiedade das crianças e suprir o máximo possível essa lacuna.

 

Uma alternativa é realizar estudos e brincadeiras em grupo entre as crianças, através de chamadas de vídeos. Eles com certeza estão sentindo falta uns dos outros e esta pode ser uma oportunidade de trocar experiência com os outros pais.