Comportamento

Crianças em casa: como entretê-las?

Passar longos períodos com crianças em casa exige paciência e flexibilidade. Se você tem se questionado sobre como entretê-las durante esse período, saiba que não é o único e, por isso, vamos trazer no artigo de hoje, algumas sugestões para passar por essa fase com as crianças.

Quatro pontos importantes quando falamos sobre crianças em casa

1 – Entenda que a forma como as crianças lidam com o tempo é diferente dos adultos. Nós podemos traçar um planejamento semanal, mas o ideal é que, com eles, o planejamento seja feito de forma diária, com as atividades e brincadeiras para aquele dia.

 

2 – Envolva as crianças nas decisões. Elas gostam de se sentir participantes, então é importante ouvir o que elas têm pra falar. Pode ser que hoje elas prefiram ver um filme ao brincar com lego, por exemplo.

 

3 – É importante apertar o “pause”. Não podemos sobrecarregar as crianças com milhões de atividades seguidas. Faça uma pausa para o lanche, para a hidratação e até mesmo a parada para o pipi. Tudo fica mais divertido e, com essa pausa, elas se concentram mais na próxima atividade que irá começar.

Leia também  A experiência com o desfralde e a higiene do bebê

 

4 – Atenção com o uso das telas. Por mais entediadas que as crianças se mostrem, o cuidado com o tempo exagerado em celulares, computadores e tablets, deve ser controlado e sempre conferir se o conteúdo que as crianças estão consumindo é adequado para a idade delas.

 

Sai pra lá, tédio!

As crianças estão entediadas e você não sabe como entretê-las dentro de casa? Anote essas três dicas para deixar esse momento mais divertido e gostoso:

 

1 – Faça um bolo juntos – aproveite as mãozinhas extras para fazer o bolo preferido da casa. Pode ser de caixinha mesmo, não tem problema. O que importa é passar um tempo com os pequenos. Não esqueça do avental!

 

2 – Acampamento na sala – Quem nunca montou uma barraca na sala com as cadeiras da mesa e um cobertor, que atire a primeira pedra! Que tal viver um momento divertido com as crianças assim? Monte a barraca, prepare um chocolate quente e conte histórias à luz das lanternas (do celular). Elas vão adorar!

Leia também  20 coisas que ninguém te conta sobre ser mãe

 

3 – Luz, câmera e ação! – Hora de liberar o mini astro de cinema que você tem dentro de casa. Deixe a imaginação voar, filme tudo e eternize momentos especiais no rolo da câmera do seu celular.

 

Dica bônus – entreter é surpreender!

Se nós adultos gostamos de surpresas, imagina as crianças? Você pode surpreender os pequenos com coisas simples e inusitadas, como uma brincadeira nova que vocês nunca tenham feito, uma receita nova para a hora do lanchinho ou até mesmo uma história nova na hora de dormir. O importante é surpreender!

 

Acreditamos que o simples é extremamente efetivo, por isso nossas dicas para entreter as crianças dentro de casa são assim: acessíveis e repletas de carinho!

Acompanhe outros artigos sobre o universo infantil aqui no blog.