Comportamento

Como ajudar seu filho a lidar com a raiva

A raiva pode vir de várias formas, desde a perda de um brinquedo até um pedido de colo negado. Nessas horas, o desafio dos pais é manter o controle para contornar a situação e acalmar a criança. Mas antes de tudo, é preciso ensiná-lo a lidar com a raiva, algo desafiador, pois às vezes é difícil até para os pais lidarem com esse sentimento.

Claro que na hora da crise, não adianta tentar explicar para o pequeno o que está acontecendo, e mandar engolir o choro também não ajuda. O papel dos pais antes do ataque de raiva é importante, pois a criança não tem inteligência emocional para controlar seus sentimentos. Na hora da raiva, vale usar coisas que ele gosta para acalmá-lo, como ouvir uma música, brincar, correr, fazer uma massagem. Após a tempestade passar, vale conversar com calma, fazer com que ele entenda que reagir desse jeito não resolve os problemas, e ensiná-lo a identificar o sentimento antes de explodir.

É uma questão de autocontrole que vai ser desenvolvido ao longo da vida, e vai ajudar seu filho a lidar com situações extremas.

Fonte: Revista Crescer – Globo