Comportamento

A experiência com o desfralde e a higiene do bebê

Minha experiência com o desfralde e a higiene do bebê

O desfralde é uma fase super importante na vida do bebê. E é tão importante quanto a introdução alimentar: em ambos, a criança tem que estar pronta para essa mudança! O mais importante para mim é RESPEITO ao tempo da criança! Eu tenho 3 filhos e tive 3 experiências completamente diferentes, cada criança é única e não podemos comparar nossos filhos e experiências para que seja um processo positivo e não traumático.

O Antônio é meu filho mais velho, ele tem 9 anos e o 1º desfralde dele aconteceu com 2 anos, vou explicar melhor para vocês entenderem. Enquanto eu viajava a trabalho, o marido resolveu que estava na hora de desfraldar, fiquei sabendo da novidade ainda na viagem e confesso que estranhei, pois não tinha percebido os sinais de que ele estaria pronto para o desfralde, mas apoiei, claro. Éramos pais de primeira viagem, tudo era aprendizado, mas na prática o desfralde não deu certo, quando saímos, ele pedia para usar fraldas, e percebemos que ele não estava pronto, então decidimos dar um passo para trás nesse processo e Antônio voltou a usar fraldas. Então, com 3 anos, ele nos disse que era “MENINO GRANDE” e simplesmente pediu para usar cuecas, e de um dia para o outro ele estava completamente desfraldado, tanto durante o dia, quanto a noite.

Com Antônio eu aprendi que precisamos respeitar o tempo da criança, não importa se a filha da vizinha fez o desfralde com 1 aninho e todo mundo fale para você que está na hora do seu filho desfraldar. O que importa é saber que quando seu filho estiver pronto, ele vai desfraldar e será um processo natural!

Com o Caetano a experiência foi bem diferente e inusitada. Na época ele tinha 2 anos e meio, e o Santiago tinha 30 dias. Eu estava extremamente cansada, pois trocava as fraldas dos 2, em torno de 8 fraldas, do Santi que era recém nascido, e do Caetano, e ainda amamentava em livre demanda. Mas apesar do cansaço, eu sabia que talvez fosse demorar ainda para o desfralde dele, até porque o irmãozinho tinha nascido há pouco tempo, talvez ele iria regredir um pouco. Mas que nada, um dia estávamos no quarto e ele viu um pacote de presente no meu armário, eu tenho o hábito de comprar brinquedos em promoção e guardar para presentear no aniversário ou alguma data comemorativa, e ele perguntou o que era aquilo. Rá, foi então que aproveitei e disse que era um presente para quando ele usasse cuecas. E ele disse que queria usar cuecas, então começamos o processo de desfralde, com toda paciência e respeito, fizemos um mural com estrelinhas, que íamos marcando a cada xixi/cocô no penico. E em 3 dias o Caetano estava usando o penico/privada como se nunca tivesse usado fralda! Foi um processo muito fácil e divertido, o Antônio ajudava, já que era o irmão mais velho e já tinha passado pela experiência, foi muuuuuito tranquilo! E de novo a certeza: quando a criança está pronta é tão simples!

Assim, depois de duas experiências boas e bem diferentes, já estava me achando a “expert” no quesito desfralde, porém vem a vida e nos fala que não somos “expert” em nada e que cada filho será uma surpresa! O Santiago é muito mais independente do que os irmãos eram na idade dele, é o terceiro filho, então tem ótimos professores, né? E quando eu pensava no desfralde dele, eu imaginava que aconteceria muito antes do que foi o desfralde dos irmãos e que seria super tranquilo. Porém, ainda não aconteceu. Quando eu achava que ele estava pronto, ele dizia que queria usar fraldas. E com o frio do outono/inverno nem eu criei coragem para incentivar. Agora o Santi está com 3 anos e sinto que está pronto para o desfralde, pois ele já avisa que quer fazer xixi, ou que está fazendo, ou que fez, e a mesma coisa com o cocô. E acredito que será mais tranquilo, pois começou a primavera, e ele pode ficar só de cuequinha em casa, o que facilita demais o processo, já que as vezes não dá tempo de chegar no banheiro. E daqui um tempo, poderei dizer que foi tranquilo, como o dos irmãos.

Dicas para que o desfralde seja sucesso por aí!

1- Paciência e respeito ao tempo da criança: observe os sinais que ela está verdadeiramente pronta, se ela avisa que quer fazer xixi/cocô.

2- Tenham penico/redutor de assento ou mictório, pois ajuda muito nesse processo, já que a privada não é do tamanho deles, né? Dica da Angi: Eu deixava um penico perto de onde estávamos para que facilitasse, principalmente porque no começo é normal se dar conta que quer urinar, quando já está saindo o xixi. E cuide sempre para higienizar após o xixi!

3- Livrinhos e mural do desfralde: ajudam muito nesse processo! Tem coisa melhor que aprender brincando?

4- Não compare seu filho com outras crianças, nem com os irmãos, tão pouco com vizinhos ou coleguinhas. Mantra do desfralde: Cada criança tem seu tempo!

5- E se depois do começo do desfralde achares que seu filho não está pronto, não tenha receio de voltar a trás. A gente também está aprendendo a ser mãe, converse com seu filho e recomece o processo quando estiveres segura de que ele está pronto!

Beijos,

Angi