Quando mudar do berço para a cama?

Quando mudar do berço para a cama?

Saiba como fazer transição, respeitando o tempo e as necessidades do seu filho

Quando mudar do berço para a cama?


Essa é uma questão que pode tirar o sono de alguns pais. Por volta dos dois anos, a criança já é autônoma em algumas funções, geralmente já fala e anda com firmeza. Outro fator importante é a altura, quando a grade do berço já está abaixo dos mamilos, e ele consegue escalar com facilidade, é preciso ter atenção, pois o risco de quedas é grande.

A preparação é importante, então converse com o seu filho, explique sobre a mudança, e permita que ele se despeça do berço e crie expectativa com a nova cama. Isso ajuda no processo de desenvolvimento emocional, pois vai ensiná-lo desde cedo a lidar com as perdas, que abrem caminho para que coisas novas aconteçam. Converse com ele e explique agora ele já é grande, já sabe comer com a colher, falar sozinho, etc. Isso vai incentivá-lo a seguir em frente com o seu desenvolvimento.

Envolva seu filho na mudança, combine um dia com ele, peça ajuda na escolha da cama, da roupa de cama, dos acessórios, etc. São atitudes que vão ajudar na adaptação. Outro fator que ajuda é tornar a mudança algo positivo, então fazer da transição um momento feliz também torna a transição mais tranquila.

Entretanto, no berço a criança tem menos autonomia e liberdade de acesso a alguns lugares, que com a cama ficam mais fáceis. Por exemplo, janelas, tomadas e aparelhos elétricos devem estar fora do alcance. A altura da cama também é um fator de atenção, camas muito altas oferecem risco maior de quedas.

O começo pode ser difícil e a criança pode oferecer resistência e não querer dormir a noite toda na própria cama. Para isso, é importante ter paciência e compreensão, e se for necessário, acompanhá-la no quarto até que ela se acostume. Mas sempre no quarto dela, sem retirá-la de lá, pois assim o processo acontece de forma gradativa, sem risco de desistir no meio da transição.

Fonte: http://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2016/03/do-berco-para-cama-quando-fazer-essa-mudanca.html 

 

Enquete

Você sabia que é possível tratar a fimose sem cirurgia?

Sim
Não

PARA ESTAR CONECTADOS!

Para encontrar aquele conteúdo...

Assine a nossa newsletter e receba novidades exclusivas!

  1.  Sou mamãe

     Sou profissional da saúde