Como passar pela adaptação escolar

Como passar pela adaptação escolar

Família deve passar segurança para a criança

Como passar pela adaptação escolar


Acredite: é possível deixar o processo de adaptação escolar mais leve, tanto para os pais quanto para os pequenos. O primeiro passo começa na hora da escolha dos pais. Está na hora de colocar seu filho na escola ou você está fazendo por pressão da sociedade, da família ou do círculo de amigos? Os pais é que devem tomar essa decisão por conta própria.

Depois, é preciso ter calma e segurança na hora da escolha da instituição. Os pais são os primeiros a gostarem e sentirem bem na escola que escolheram para os filhos. Novamente, modismos ou pressão de terceiros não ajudam nessa hora.

Além disso, cada idade exige um processo e tempo de adaptação diferentes. Por exemplo, não é porque os bebês não falam que eles não percebem a mudança. Eles sentem e podem reagir de várias maneiras, então é preciso estar atento à alterações no humor, no comportamento e até no apetite. O processo de adaptação de um bebê é tão cuidadoso quanto o de uma criança mais velha, é preciso estar com o bebê até que ele crie um vínculo com algum adulto da instituição, e vale até levar um objeto que ele goste da casa para ajudar na adaptação.

Já com crianças de dois a quatro anos, é preciso trabalhar a questão do abandono, pois eles podem entender que os pais não irão voltar para busca-los. Por isso, a adaptação deve começar bem antes do início das aulas. Vale levar a criança para conhecer a escola, os professores, para que elas já se habituem com o espaço, brinquem no parquinho, por exemplo. No começo também pode ajudar deixar a criança menos tempo na escola, para que ela entenda que ela sempre voltará para a casa. Se atente também para atrasos na hora de buscar o pequeno.

Já crianças maiores de quatro anos já entendem o que é a escola e às vezes até já manifestam o desejo de ir para lá. Mas ainda assim o processo de adaptação desde antes das aulas começarem é importante, e até mesmo ficar um pouco na escola até que a criança se sinta segura. Demonstrar confiança na instituição também ajudam para que ele se integre à escola.

Um dos passos mais importantes na adaptação das crianças é a confiança dos pais na escola. Antes de escolher, pesquise na internet, tire suas dúvidas, pesquise por diferentes propostas pedagógicas e escolha àquela que mais atende às suas expectativas e se adapta ao comportamento do seu filho. Quanto mais certo você estiver, maiores as chances de dar certo e da adaptação ser mais tranquila.  

 

Enquete

Você sabia que é possível tratar a fimose sem cirurgia?

Sim
Não

PARA ESTAR CONECTADOS!

Para encontrar aquele conteúdo...

Assine a nossa newsletter e receba novidades exclusivas!

  1.  Sou mamãe

     Sou profissional da saúde